Exemplo de Evolução



Quem disse que evolução é só uma teoria, que não se pode acompanhar esse processo está muito enganado.

Em algumas espécies realmente a evolução é lenta e imperceptível para nós, mas em outras ela é muito rápida. Essa rapidez depende de vários fatores, como as alterações ambientais, a taxa de mutação, mudanças nas populações etc.


Um exemplo real de evolução ocorreu com os grilos de duas ilhas havaianas sofreram alterações em 20 anos, resultantes de mutações e seleção natural. 



Ilhas do Havai


Os machos da espécie de grilos Teleogryllus oceanicus em geral cantam ao anoitecer para atrair as fêmeas, mas não nessas ilhas. O silencio os salvou. Eles tiveram uma mutação nas asas que os impede de “cantar”.

Nessas ilhas há uma espécie de mosca parasita, Ormia ochracea. Ela localiza os machos pelo som, inocula seus ovos no grilo vivo, nele as larvas crescem e acabam por causar a morte do grilo parasitado.


Mosca da espécie Ormia ochracea parasitando o grilo havaiano Teleogryllus oceanicus (foto: Marie Read/ Universidade de Toronto).

Em 1991 a população de grilos caiu muito pela ação parasitária da mosca. No entanto, 12 anos e 20 gerações depois a população se recuperou graças à mutação que lhes impediram de emitir sons.

Quanto ao fato de surgirem grilos silenciosos nas duas ilhas, pesquisadores concluíram que provavelmente elas surgiram independentes, já que a morfologia das asas desses grilos eram também diferentes.

Parece que as fêmeas dessas ilhas não são tão exigentes. Os machos mudos ficam próximos aos que cantam, que agora são poucos, e roubam-lhes a parceira.  Sorte da espécie por enquanto. Os cientistas estão monitorando as populações que ainda não estão em equilíbrio.

Saiba mais:


http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/709/n/mutantes_ladroes_de_femeas 
(sites acessados em 24/06/2014)

Nenhum comentário: